Se judeus não se protegerem, "ninguém" o fará, diz Netanyahu

  • 02/05/2024

"Se tivermos de nos defender sozinhos, defender-nos-emos sozinhos. Se for possível mobilizar os 'gentios' [não-judeus], isso é bom. Mas se não nos protegermos, ninguém nos protegerá", afirmou Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita falava num encontro com sobreviventes do genocídio nazi que participarão no domingo no memorial Yad Vashem nas cerimónias do Yom HaShoah (Dia Anual em Memória do Holocausto).

A guerra devastadora lançada por Israel na Faixa de Gaza em retaliação ao ataque de 07 de outubro, perpetrado pelo grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita, está a receber críticas crescentes em todo o mundo.

Dirigindo-se ao movimento estudantil em solidariedade com os palestinianos em universidades norte-americanas, Netanyahu referiu-se na semana passada a manifestações de "hordas antissemitas" que "pedem a aniquilação de Israel" e "atacam estudantes e professores judeus".

O líder israelita também enfrenta oposição internacional aberta -- incluindo dos Estados Unidos, aliado histórico de Telavive -- à sua intenção declarada de levar a cabo uma grande ofensiva na cidade de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, que se tornou num refúgio para um milhão e meio de palestinianos, a grande maioria deslocada pela guerra.

O primeiro-ministro considera essencial aniquilar o Hamas, mas a ONU e muitos países temem uma carnificina no território.

"Faremos tudo o que for necessário para vencer e derrotar os nossos inimigos, especialmente em Rafah", reiterou hoje Netanyahu.

O Presidente israelita, Isaac Herzog, criticou hoje um "terrível ressurgimento do antissemitismo" no mundo, e particularmente nos Estados Unidos, onde afirmou que prestigiadas universidades, centros de história, cultura e educação" estão "contaminadas pelo ódio".

"Vemos com horror as atrocidades de 07 de outubro contra Israel a serem celebradas e justificadas", continuou Herzog, em referência ao ataque terrorista sem precedentes do Hamas em Israel, que deixou mais de 1.100 mortos, além de cerca de 250 reféns.

A ofensiva israelita lançada em retaliação na Faixa de Gaza provocou até agora quase 34.600 mortos, na maioria civis, segundo o Ministério da Saúde, controlado pelo grupo islamita palestiniano, e mergulhou o enclave numa grave crise humanitária.

Leia Também: "Secreta" israelita desmantela célula da Jihad Islâmica na Cisjordânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2552525/se-judeus-nao-se-protegerem-ninguem-o-fara-diz-netanyahu?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros