"Fale por si". Mortágua responde a Marcelo sobre Estado da Palestina

  • 23/05/2024

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, criticou, esta quarta-feira, as recentes palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse que para Portugal "não é o momento adequado" para reconhecer o Estado da Palestina, falando ainda numa posição do país "como um todo".

Na rede social X (antiga Twitter), a também deputada bloquista respondeu ao chefe de Estado.

"Depois de Espanha, Irlanda e Noruega avançarem, Marcelo diz que 'não é a hora' de reconhecer o Estado da Palestina. E que essa é a posição de 'Portugal como um todo'. Fale por si, senhor Presidente. Em nosso nome, não", escreveu a líder do BE.

Recorde-se que, no dia dia em que três países europeus - Espanha, Irlanda e Noruega - anunciaram que vão reconhecer o Estado da Palestina, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que "a posição portuguesa é uma posição muito clara", pois "Portugal defende desde há muito tempo, na linha das Nações Unidas, a existência de dois povos e dois Estados" e tem dado vários passos nesse sentido, mas destacou que entende, "como um todo", que este ainda "não é o momento adequado" para o reconhecimento da Palestina.

"Perguntam-me: E o passo do reconhecimento como Estado? A posição de Portugal - que não é do Governo, ou Parlamento ou do Presidente, mas de Portugal como um todo - é a de entender que não é este o momento adequado para dar esse passo. Quando for adequado, será adequado", afirmou o Presidente.

A Espanha, a Irlanda e a Noruega anunciaram hoje que vão reconhecer o Estado da Palestina a 28 de maio, o que levou Israel a chamar os seus embaixadores nestes três países para consultas.

Os anúncios destes três países, aplaudidos pela Arábia Saudita, Jordânia e Egito, elevam para 146 o número de Estados-membros das Nações Unidas que reconhecem o Estado da Palestina.

Malta e a Eslovénia também afirmaram que poderiam dar este passo em breve, enquanto Israel criticou todas estas decisões e afirmou que terão um impacto negativo na região.

Por outro lado, o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, da extrema-direita, reiterou que Israel não permitirá a declaração da Palestina como Estado.

Já fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros disse à Lusa que Portugal mantém a vontade de reconhecer a Palestina como Estado, mas está a tentar obter o maior consenso possível entre os membros da União Europeia (UE).

Leia Também: Palestina como Estado? "Não é este o momento adequado. Quando for, será"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2566436/nao-e-momento-de-reconhecer-palestina-fale-por-si-senhor-presidente?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros