"Compreendemos a análise". PAN/Madeira entende decisão de Marcelo

  • 28/03/2024

"Aquilo que o PAN sempre disse é que iria respeitar qualquer que fosse a decisão de Marcelo, era ele a quem competia tomar este tipo de decisões, nós compreendemos a análise que o mesmo fez [...] e o porquê de ter decidido desta forma, que é uma forma legítima", afirmou Mónica Freitas, em declarações à agência Lusa.

Na quarta-feira, o Presidente da República decidiu dissolver a Assembleia da Madeira e convocar eleições regionais antecipadas para 26 de maio, depois de ouvir os nove partidos com assento parlamentar e presidir ao Conselho de Estado.

O Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN, está em gestão desde o início de fevereiro, depois de o presidente do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão do cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.

A porta-voz do partido na Madeira acrescentou que, para o PAN, aquilo que é importante agora "é realmente dar voz à população" e formar um executivo "legitimado através do voto".

"E conseguirmos garantir que há condições de governabilidade o quanto antes, atendendo que não temos um orçamento e garantir assim alguma estabilidade para o futuro da região", reforçou.

Questionada se o partido está convicto de que poderá vir a fazer a diferença na próxima legislatura, Mónica Freitas reconheceu que, num novo cenário político, o PAN não sabe se terá "o mesmo poder de influência", assegurando, no entanto, que continuará a apresentar as suas propostas.

"Estamos convictos de que temos um eleitorado que está consolidado, que as pessoas reconhecem o valor e a diferença que o PAN fez mesmo em apenas seis meses e, portanto, consideramos que a população voltará a dar-nos esse voto e essa oportunidade de continuarmos a fazer o nosso trabalho porque, infelizmente, desta forma a legislatura foi extremamente curta", afirmou.

Sobre acordos com outros partidos, a deputada preferiu não falar de "cenários hipotéticos".

"Não sabemos o que irá surgir destes resultados, sabemos é que neste momento estamos a viver uma grande instabilidade política a nível de todo o país, basta olharmos para aquilo que está a acontecer na Assembleia da República", apontou.

A dirigente do PAN acrescentou, por isso, que os partidos devem dialogar e pensar "em prol da população, mais além dos interesses partidários e de maiorias e de oposições".

Sobre se será novamente cabeça de lista do partido às regionais, Mónica Freitas indicou que "à partida" sim, referindo, no entanto, que o partido ainda terá de tomar essa decisão tanto a nível nacional, como regional.

Para assegurar a maioria absoluta no parlamento madeirense, o PSD celebrou, após as eleições de 24 de setembro, um acordo de incidência parlamentar com a deputada única do PAN, que recusou apoiar um Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque enquanto não estiver concluído o processo judicial que investiga suspeitas de corrupção.

Esta posição provocou o pedido de demissão do líder do executivo.

Toda a oposição -- PS, JPP, Chega, PCP, IL e BE -- defendeu em diversas ocasiões a realização de eleições antecipadas.

Já os partidos do executivo, PSD e CDS-PP, consideraram haver estabilidade parlamentar para permitir a continuação do Governo Regional.

Leia Também: CDS-PP/Madeira considera que decisão de Marcelo é "um erro"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2529899/compreendemos-a-analise-panmadeira-entende-decisao-de-marcelo?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros