Queria ir e foi. 'Celeste dos Cravos' desfilou na Avenida (e há imagens)

  • 25/04/2024

Está a dias de completar 91 anos de vida, mas Celeste Caeiro não quis deixar de desfilar na Avenida da Liberdade esta quinta-feira, 25 de abril, dia em que se comemoram 50 anos da Revolução dos Cravos, a qual foi assim apelidada por que Celeste decidiu dar uma destas flores a um soldado.

Por estes dias, a neta Carolina afirmou que a avó Celeste fazia questão de participar no desfile pela liberdade, mas a sua saúde debilitada poderia não permitir, além de precisar de uma cadeira de rodas para se movimentar.

E 'voilá': Queria ir e foi. Apesar dos graves problemas de visão, de audição e de locomoção, a nonagenária marcou presença nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, acompanhada da neta, empunhando cravos nas mãos, um sorriso no rosto e esperança no olhar.

Esse momento emocionante ficou registado em imagens - que pode ver na fotogaleria acima.

"Para casa? Então está-se a dar uma Revolução..."

Nesse dia, contou, o 'self-service' em que trabalhava completava um ano. Estava prevista uma festa mas, à chegada, Celeste e os colegas foram informados pelos patrões de que o estabelecimento não iria abrir portas porque estava a acontecer um Golpe de Estado. O patrão, que tinha mandado comprar cravos para oferecer aos clientes e decorar o espaço, disse-lhes que levassem as flores.

Celeste pegou no seu ramo de cravos vermelhos e brancos e decidiu que não iria para casa. "Para casa? Então está-se a dar uma Revolução...", terá dito. Rumou ao Rossio para ver "o que há tanto tempo esperava que acontecesse".

"Quando cheguei à esquina, ali na Rua do Carmo, onde já passei hoje, estavam os tanques e os chaimites a irem para o Carmo", conta Celeste à CNN Portugal. 

Foi aí que perguntou a um soldado o que estavam ali a fazer e se precisava de alguma coisa. O soldado fez sinal de que "queria um cigarro" e Celeste deu-lhe antes um cravo, que o militar colocou no cano da arma - e distribuiu todos os outros pelos restantes soldados que levaram a cabo a operação militar para derrubar o regime de Salazar - acabando, assim, por se tornar uma das protagonistas da Revolução.

"Sugiro uma estátua da dona Celeste"

O líder do Livre, Rui Tavares, falou desta mulher, sugerindo a instalação de uma "estátua da dona Celeste". 

"Uma mulher comum portuguesa que inventou o mais belo símbolo revolucionário, que deu a volta ao mundo, e que deve ser celebrada", explicou Tavares.

Também o antigo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, referiu-se a Celeste, enquanto descia esta tarde a Avenida da Liberdade. "Só espero que consiga homenagear a senhora que foi a primeira a dar um cravo a um soldado", afirmou.

Leia Também: "Emotiva, expressiva". PS, BE, PCP e IL enaltecem participação no desfile

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2548488/queria-ir-e-foi-celeste-dos-cravos-desfilou-na-avenida-e-ha-provas?utm_source=rss-paã­s&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros