PE. Parlamento chumba resoluções do BE e PCP que recomendavam rejeição

  • 24/04/2024

A resolução do Bloco de Esquerda (BE) foi chumbada com os votos contra do PSD, Chega e CDS, abstenção do PS, IL e PAN e votos favoráveis do BE, PCP e Livre.

O projeto do PCP foi rejeitado com os votos contra do PSD, Chega, IL e CDS, abstenção do PS e PAN e votos favoráveis do BE, PCP e Livre.

Na sua iniciativa, o BE propunha a rejeição do Programa de Estabilidade "tendo em conta a sua caducidade na avaliação das escolhas do Governo em matéria de política orçamental e económica".

"O Programa de Estabilidade apresentado pelo XXIV Governo traduz as perspetivas macroeconómicas e orçamentais do anterior Governo, constituindo-se assim como um elemento inútil ao debate político. Inútil, desde logo, porque oculta as opções políticas do Governo recentemente eleito", referia o projeto.

Já o PCP, no seu projeto de resolução, considerava que o Programa de Estabilidade era "um documento vazio de conteúdo político relevante", mas "não deixa de ser um instrumento usado pelo Governo para justificar a implementação do projeto político da direita ao serviço do grande capital".

"O PCP não alimenta ilusões. A resposta aos problemas do país implica a rejeição da política que este Governo PSD/CDS, em convergência com Chega e IL, pretende implementar", lia-se no documento.

O projeto de resolução da IL foi chumbado com os votos contra do PSD, Chega e CDS, abstenção do PS, Chega e Livre, e votos favoráveis da IL, BE e PAN.

Nesse projeto, o partido pedia ao executivo que "revisse e apresentasse à Assembleia da República um Programa de Estabilidade que reflita as previsões e os impactos das medidas previstas no Programa do Governo, alinhado com os compromissos eleitorais da coligação Aliança Democrática (AD) que o compõe e suporta".

Foi também chumbado um projeto de resolução do Livre que recomendava ao executivo que introduzisse, no Programa de Estabilidade, "critérios claros e objetivos, prudentes e previsíveis para o uso do excedente orçamental atual e futuro", com prioridade para o investimento público, a modernização da administração pública e o apoio às pessoas mais vulneráveis.

A resolução do Livre foi chumbada com os votos contra do PSD, Chega, IL e CDS, abstenção do PS e PCP, e votos favoráveis do BE, Livre e PAN.

Foram ainda chumbados dois projetos de resolução do PAN sobre o Programa de Estabilidade. Um pedia que fossem incluídos os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 e dos princípios de orçamentação verde da Lei de Bases do Clima no documento.

O outro sugeria que, caso a cobrança total da receita de impostos diretos e indiretos destinados ao setor da administração central excedesse em mais de 1% a receita prevista no Programa de Estabilidade, o parlamento tivesse de aprovar "a possibilidade e os termos de utilização" dessa verba.

Leia Também: Oposição considera programa "inútil", Governo apresentou-o por respeito

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2547908/pe-parlamento-chumba-resolucoes-do-be-e-pcp-que-recomendavam-rejeicao?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros