Oposição venezuelana quer mais tempo para garantir candidato presidencial

  • 16/04/2024

"Exigimos ao CNE que prorrogue por 15 dias o registo e atualização do registo eleitoral em virtude da elevada demanda de venezuelanos que, dentro e fora do país, não conseguiram completar o processo", anunciou a aliança opositora na sua conta do X, antigo Twitter.

Segundo a imprensa local, termina hoje o recenseamento e atualização dos dados dos eleitores para as presidenciais de 28 de julho, tendo o CNE ativado o processo durante um mês em 315 pontos distintos, tendo registado mais 428.000 eleitores e mais de 600.000 atualizações, de uma estimativa de mais de 3,5 milhões de pessoas.

Segundo a PUD o recenseamento eleitoral "é um direito do povo venezuelano que quer votar pela mudança".

Por outro lado, a aliança opositora informa que teve uma reunião, no dia de hoje, na qual decidiu declarar-se em reunião permanente até garantir que terá um candidato às presidenciais.

"A plataforma unida quer informar o país que, na reunião de hoje, ratificou a sua disposição unânime de construir uma rota eleitoral unitária que concretize o desejo de mudança do povo venezuelano", explica PUD na X.

Na mesma mensagem a oposição diz ter acordado declarar-se "em reunião permanente com o objetivo de aprofundar todos os passos necessários para garantir a todos os venezuelanos uma candidatura unida".

Também decidiu convidar, nas próximas horas, o chefe da delegação opositora nas negociações com o regime, Gerardo Blyde, "a diferentes sessões de trabalho no seio da plataforma", para as quais foram ainda convidados a líder opositora Maria Corina Machado, e o governador do estado de Zúlia, Manuel Rosales, de Un Nuevo Tiempo [Um Tempo Novo], partido pelo qual conseguiu formalizar o seu registo como candidato presidencial.

A oposição decidiu ainda pedir o apoio dos venezuelanos "nas nossas exigências e esforços para materializar a vitória eleitoral de 28 de julho".

Ainda na X, a PUD condenou o que diz ser "a detenção ilegal" do jornalista, líder social e ativista dos direitos humanos Carlos Julio Rojas. 

"Carlos Júlio Rojas foi ontem detido pelas forças de segurança do Estado e está a ser vilmente acusado de formar parte de um alegado homicídio. Exigimos a sua libertação imediata e o cesse da perseguição contra os líderes sociais e políticos que legitimamente se opõem legitimamente a este regime", explica.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela admitiu 13 candidatos, todos homens, para as presidenciais de 28 de julho, incluindo o atual Presidente, Nicolás Maduro, que aspira um terceiro mandato de seis anos.

Manuel Rosales, do partido 'Un Nuevo Tiempo' registou-se depois de o Conselho Nacional Eleitoral ter rejeitado os nomes de María Corina Machado (eleita nas primárias como candidata da PUD) e de Corina Yoris, proposta por Machado.

Manuel Rosales, ex-candidato presidencial em 2006, contra o então chefe de Estado Hugo Chávez, disse que não está nem irá fazer campanha por estar fora da PUD e que, sem acordo, não será candidato.

Leia Também: Venezuela encerra embaixada e consulados no Equador

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2542329/oposicao-venezuelana-quer-mais-tempo-para-garantir-candidato-presidencial?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros