Novo general polaco comanda Eurocorps após demissão do antecessor

  • 02/04/2024

O anúncio foi hoje feito pela organização, com sede em França.

"Sinto-me muito honrado por ter sido escolhido para comandar este quartel-general multinacional único", afirmou o general, citado num comunicado.

Blazeusz acrescentou que "o Eurocorps é um quartel-general robusto e resiliente, capaz de cumprir as suas tarefas tanto para a União Europeia como para a NATO".

 Piotr Blazeusz, de 53 anos, foi comandante-geral do contingente polaco no Afeganistão em 2011 e 2012 e ocupou vários cargos na Aliança Atlântica, antes de se tornar o primeiro vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas polacas em setembro de 2022, segundo a nota divulgada pela força armada Eurocorps.

O antecessor e compatriota, Jaroslaw Gromadzinski, foi chamado de regresso ao seu país e demitido "com efeito imediato" pelo Ministério da Defesa polaco.

A decisão surge na sequência de uma investigação da contraespionagem militar sobre o acesso a informações classificadas, após "novas informações sobre o oficial", de acordo com um comunicado emitido na quarta-feira pela tutela.

O Ministério polaco não divulgou pormenores sobre a investigação em curso.

O tenente-general Gromadzinski tinha assumido o comando do Eurocorps em junho de 2023, que muda de dois em dois anos.

Criado em 1992, o Eurocorps é um corpo de exército único, composto por cerca de 1000 soldados de seis países-membros, conhecidos como "nações-quadro" (França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Polónia), que financiam e administram a organização.

Várias "nações associadas" (Grécia, Turquia, Itália, Roménia e Áustria) também apoiam o Eurocorps, fornecendo oficiais para o seu quartel-general.

O Eurocorps, cuja missão é liderar e coordenar operações multinacionais de grande escala em nome da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), pode comandar até 60.000 forças terrestres.

Leia Também: Polónia aplica "plano B" para contornar veto sobre pílula do dia seguinte

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2532856/novo-general-polaco-comanda-eurocorps-apos-demissao-do-antecessor?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros