Mortágua defende que Portugal deve fazer "debate" sobre passado colonial

  • 25/04/2024

No final da sessão solene dos 50 anos do 25 de Abril, a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, destacou do discurso de Marcelo Revelo de Sousa e da sua "visão enquanto parlamentar, académico e Presidente da República" a homenagem aos capitães de Abril, o facto de a democracia se fazer com várias vozes e protagonistas e o facto desta se construir todos os dias.

Questionada sobre as declarações, conhecidas na véspera, nas quais Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu responsabilidades de Portugal por crimes cometidos durante a era colonial e sugeriu o pagamento de reparações pelos erros do passado, a líder do BE defendeu que "uma democracia a sério, verdadeira, inteira, moderna, que se fez de uma revolução, não tem medo de repensar a sua história, de discutir a sua história, de questionar os traumas do passado".

"É nesse momento, quando a sociedade for capaz de fazer estes debates difíceis - e nós sabemos que são difíceis pela polémica que esta proposta gerou - é nesse momento que a democracia se afirma como ela é", apontou.

Para Mortágua, é preciso abrir em Portugal um debate que está a ser feito em muitos países, ou seja, "sobre arte, sobre cultura, sobre apropriação de objetos de outros países e de outros povos que entretanto ganharam autonomia e independência".

"Considero que esse é um debate importante. Vem tarde em relação a outros países democráticos que estão a fazer esse debate com o seu passado, mas é bem-vindo", defendeu.

A líder do BE considerou que "Portugal deve discutir o seu passado e perceber como ele aconteceu", sendo necessário reconhecer que "há coisas que podem ser feitas" e que nos museus e na história há uma parte que "pertence a outros povos, a outras nações e não há mal nenhum em discutir isso".

"Há uma direita que culpa a democracia por tudo o que de mal aconteceu e nós devemos rejeitar essa narrativa. A democracia é responsável por tudo o que nos aconteceu de bom", disse ainda.

Segundo Mortágua, é preciso rejeitar quem diz que "a culpa da corrupção, das promessas não cumpridas, da desilusão é da democracia".

Leia Também: PSD elogia Marcelo. "Saudou principais figuras da história democrática"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2548380/mortagua-defende-que-portugal-deve-fazer-debate-sobre-passado-colonial?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros