Ministros da Defesa dos EUA e da China reúnem-se após ano e meio

  • 16/04/2024

A reunião por videoconferência entre o secretário de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, e o seu homólogo chinês, Dong Jun, ocorre num momento em que Washington procura reforçar a cooperação na área da defesa na região da Ásia-Pacífico para combater a crescente influência da China, ao mesmo tempo que mantêm linhas abertas de comunicação com Pequim para evitar uma escalada de tensões.

Durante a conversa, "os dois responsáveis discutiram as relações de defesa entre os Estados Unidos e a República Popular da China e questões de segurança regional e global", disse o porta-voz do Departamento da Defesa norte-americano (Pentágono), Pat Ryder, num comunicado.

De acordo com a nota informativa, Lloyd Austin "salientou a importância de continuar a abrir linhas militares de comunicação" entre as duas potências e "reafirmou que os Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar com segurança e responsabilidade onde quer que o direito internacional lhes permita".

A reunião ocorre menos de uma semana depois de uma cimeira em Washington entre líderes norte-americanos, filipinos e japoneses, durante a qual estes condenaram o "comportamento perigoso e agressivo" de Pequim nesta zona marítima estratégica.

O diálogo sobre segurança militar entre EUA e China - impulsionado pelos Presidentes Joe Biden e Xi Jinping, durante uma reunião em novembro na Califórnia - foi retomado recentemente, com uma reunião de trabalho no início de abril entre representantes militares norte-americanos e chineses no Havai.

Antes, Pequim decidira interromper as negociações militares de alto nível com Washington após a visita de Nancy Pelosi, a então líder democrata da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), a Taiwan em 2022.

A China e os EUA passaram por um período de tensão muito forte no início de 2023, devido ao sobrevoo do território norte-americano por um balão de vigilância chinês, que na ocasião foi apelidado de "balão espião".

Apesar de um certo degelo nas suas relações, o clima entre Pequim e Washington ainda permanece muito tenso, seja por rivalidades no campo tecnológico ou pelas posições sobre a autonomia da ilha de Taiwan.

Pequim reivindica a soberania sobre a ilha, que considera uma província da República Popular da China, e não exclui o recurso à força para a reunificação.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de fricção entre a China e os Estados Unidos, que são o principal fornecedor de armas a Taipé e se comprometeram a defender a ilha em caso de conflito.

Leia Também: "Sobrevivência da Ucrânia está em perigo e segurança dos EUA em risco"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2542070/ministros-da-defesa-dos-eua-e-da-china-reunem-se-apos-ano-e-meio?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros