Festlip faz homenagem às mulheres na 15.ª edição no Rio de Janeiro

  • 29/11/2023

Teatro, espetáculos, encontros com autores, oficinas, uma produção para crianças e uma mostra 'gourmet' dominam a programação desta segunda etapa da edição deste ano do festival, que decorre de 29 de novembro a 04 de dezembro, depois da programação apresentada em Lisboa, em maio.

As homenagens, como indica o comunicado da organização hoje divulgado, são em dose dupla: o tradicional Prémio Festlip, dedicado a expoentes das artes nos países de língua portuguesa, será entregue à atriz e cantora brasileira Zezé Motta, que este ano completa 55 anos de carreira; e o inédito Prémio Elo Festlip é por sua vez entregue à escritora brasileira Conceição Evaristo, destacando o reconhecimento e difusão internacional da obra da autora de 'Becos da memória', 'Olhos D'água' e 'Histórias de leves enganos e parecenças', promotora do projeto 'Cartas negras'.

O espetáculo 'O canto das Sereias' é outro dos destaques desta segunda e última etapa do festival em 2023. Concebido especialmente para esta edição, toma o tema do festival por título, e envolve profissionais de diferentes países de língua portuguesa.

Com dramaturgia de Marcia Zanelatto e elenco da Trupe Festlip, envolvendo atrizes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, 'O canto das sereias' marca a estreia na direção de Tânia Pires Abrão, diretora artística do Festlip.

A interpretação, segundo o programa, conta com Carla Marins (Brasil), Lucrécia Paco (Moçambique), Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe), Suelma Mario (Angola), Tidy Rodrigues (Cabo Verde) e Susana Vitorino (Portugal). O espetáculo tem cenário de Carla Berri, assistência de Karla Gabriela e música de Leonardo Miranda e Artur Vidal.

Outro espetáculo em destaque é 'Nas Ondas do Improviso', da companhia Os Improváveis, grupo português fundado em Lisboa que, segundo os organizadores da Festlip, 'aborda de forma única a arte cénica', na perspetiva de 'pesquisa, criação, performance e ensino da improvisação'.

Segundo a apresentação de Os Improváveis, 'o elenco irá criar em tempo real, com base nas sugestões iniciais do público presente, uma improvisação' sobre o tema do festival.

Este grupo desenvolverá ainda no Brasil a oficina 'A cena improvisada', de Marta e Pedro Borges, que 'promete desvendar os segredos do Teatro de Improviso e a sua aplicação à cena teatral'.

Segundo a Direção-Geral das Artes, organismo do ministério português da Cultura, a representação portuguesa na Festlip conta ainda com o espetáculo 'Capuchinho', do Grupo Teatro Plage, inspirado pelo conto de Charles Perrault, e 'Icária', oficina de Rui Pina Coelho, com momentos de leitura realizada por atores representando os nove países que falam português.

A representação portuguesa passa ainda pela mesa de debate 'Nem só de cantos e escamas reluzem as sereias', com mediação de Monica Klemz, 'numa celebração da diversidade do universo feminino nos países de língua portuguesa', o espetáculo 'Palco principal', do grupo Sillyseason, inspirado por 'A gaivota', de Tchékhov - mas com a 'premissa rir' -, e 'Vozes de sereias', pelo Teatro Meridional, 'um exercício performativo que envolverá movimento, música e projeção de imagem, através de lendas, poemas e contos'.

Na programação geral do festival destacam-se ainda a cantora cabo-verdiana Tidy Rodrigues e o músico brasileiro Artur Vidal, que apresentam o espetáculo 'Do Toque ao Canto', uma 'narrativa sonora que abraça as tradições musicais de Brasil e Cabo Verde.'

O festival tem como objetivo direto a internacionalização das culturas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e destaca 'a vital importância de uma política cultural bilateral para o sucesso contínuo dessa iniciativa'.

A programação cultural será distribuída pelo Teatro Glaucio Gil, Teatro João Caetano, Salão Assyrio e Sala Mario Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e no Zazá Bistrô.

Este ano, o Festlip conta com o apoio de internacionalização da República Portuguesa -- Cultura Direção-Geral das Artes e do Camões I. P. -- Centro Cultural Português, em Brasília.

Conta ainda com apoios do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Escola de Comunicação da UF Rio de Janeiro e da Escola de Teatro da IniRio.

O Festlip, que tradicionalmente acontece no Rio de Janeiro, assinalou a 15.ª edição com uma 'etapa extra', em Lisboa, que decorreu nos dias 03 a 05 do passado mês de maio, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Leia Também: Eurimages financia filme de palestinianos Nasser de coprodução portuguesa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2450727/festlip-faz-homenagem-as-mulheres-na-15-edicao-no-rio-de-janeiro?utm_source=rss-cultura&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros