Espanha homenageia líder da agência da ONU para refugiados palestinianos

  • 18/04/2024

O governo espanhol atribuiu esta medalha a Lazzarini, numa cerimónia que decorreu na missão espanhola em Nova Iorque, num momento em que a UNRWA é questionada por Israel, que a acusa de conluio com o Hamas e o terrorismo em geral.

Albares está em Nova Iorque para participar na histórica sessão do Conselho de Segurança na qual será votado o pedido palestiniano para se tornar membro pleno - e não mero observador - da ONU.

Lazzarini, por sua vez, participou esta quarta-feira numa sessão do Conselho de Segurança dedicada exclusivamente à atividade da sua agência, na qual praticamente todos os participantes sublinharam a necessidade de a UNRWA continuar a prestar assistência humanitária em Gaza e na Palestina em geral, com exceção de Israel.

Em janeiro, Israel acusou doze membros da UNRWA de terem participado nos ataques terroristas de 07 de outubro contra Israel e essa acusação, ainda sem provas conclusivas, fez com que os principais países doadores suspendessem o financiamento à agência.

Gradualmente, os países reverteram essa decisão e voltaram a financiar esta agência.

Outros, como o Reino Unido, aguardam para ouvir na próxima segunda-feira os resultados de uma investigação sobre o funcionamento da agência antes de retomarem o seu financiamento.

Mas os Estados Unidos, que durante anos foram o principal apoio financeiro da agência, constatam agora que o Congresso os proibiu de fornecer fundos à agência até pelo menos março de 2025 e isto apesar do facto de diplomatas norte-americanos terem recentemente reconhecido - com base em relatórios da própria ONU - o papel central e vital da UNRWA na prestação de serviços básicos na Faixa de Gaza, sobretudo em tempos de guerra.

O conflito em curso entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas foi desencadeado pelo ataque de 07 de outubro de 2023, que provocou a morte de cerca de 1.200 israelitas, a maioria dos quais civis, e levou ao sequestro de cerca de 240 civis, dos quais mais de 100 permanecem como reféns em Gaza.

Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas quase 34.000 pessoas, a maioria das quais eram também civis.

A ofensiva israelita também tem destruído a maioria das infraestruturas de Gaza e perto de dois milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, a quase totalidade dos 2,3 milhões de habitantes do enclave.

A população da Faixa de Gaza também se confronta com uma crise humanitária sem precedentes, devido ao colapso dos hospitais, o surto de epidemias e escassez de água potável, alimentos, medicamentos e eletricidade.

Leia Também: Desmantelamento da UNRWA pode "acelerar o início da fome" em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2543984/espanha-homenageia-lider-da-agencia-da-onu-para-refugiados-palestinianos?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros