AVANCA 2024 desafia cinéfilos a filmar e a animar durante cinco dias

  • 10/07/2024

Ao longo dos cinco dias do festival, cineastas, atores, animadores, estudantes de cinema e comunicação são convidados a fazer parte de uma equipa de cinema inesperada e a produzir um filme para o grande ecrã dos cinemas, no âmbito de um 'workshop' intitulado "Maratona Filmar | Animar".

"Serão dias de filmar ficção, obras experimentais e documentais, será tempo de experimentar todas as técnicas do cinema de animação, do desenho à Inteligência artificial", refere uma nota da organização, adiantando que a maratona constitui "um desafio e uma oportunidade, um debate de ideias e uma experiência profissional e multinacional".

Os filmes, sem limite de tempo, serão produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades, tendo como mote o tema "Liberdade, liberdade".

"Cineastas vindos de todos os lados filmam e produzem filmes nas ruas, nos campos e com as pessoas de Avanca. Outros cineastas sentam-se e animam imagens de todas as dimensões e técnicas, com e sem Inteligência Artificial (IA), num cinema de animação animado", refere a mesma nota.

A iniciativa contará com a participação de cineastas de todo o mundo premiados que serão os tutores das equipas, apoiando, com a sua experiência, cada um dos filmes em produção.

Os participantes na maratona poderão usar os seus próprios equipamentos (portátil, câmara...), ou usar os equipamentos do Festival.

Os trabalhos iniciam-se no dia 24 a partir das 14:00 na Escola Professor Doutor Egas Moniz, no centro de Avanca e, no dia 28, no Auditório Paroquial, também em Avanca, será o momento de apresentar o que se filmou, animou, editou.

O Festival Avanca acontece todos os anos com organização do Cine-Clube de Avanca e do município de Estarreja, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Turismo Centro de Portugal, entre outras entidades.

Leia Também: Governo não tem prevista privatização de empresas públicas além da TAP

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2595798/avanca-2024-desafia-cinefilos-a-filmar-e-a-animar-durante-cinco-dias?utm_source=rss-cultura&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros