Moody's muda a perspetiva do Brasil de estável para positiva

  • 02/05/2024

Em comunicado, a Moody's explicou que um crescimento mais forte, combinado com progressos contínuos, embora graduais, no sentido da consolidação orçamental, poderia permitir a estabilização do peso da dívida do Brasil.

Embora assinale que existem riscos para a consolidação fiscal, a agência afirmou que o Brasil tem uma economia diversificada e que existem "amortecedores institucionais que reduzem a incerteza sobre a direção futura das políticas públicas" que atenuam esses riscos.

A Moody's prevê que o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil se situe, em média, em cerca de 2% em 2024-2025.

A notação Ba2, segundo a Moody's, reflete a força fiscal ainda relativamente fraca do Brasil, dada a rigidez das despesas, o elevado peso da dívida e a capacidade limitada de a reduzir.

No entanto, a agência observou que as reformas fiscais introduzidas no ano passado, que limitam o aumento das despesas primárias reais a 70% do crescimento real das receitas em relação ao ano anterior, podem contribuir para uma consolidação fiscal gradual.

A agência disse esperar que os défices orçamentais primários e nominais do Brasil diminuam em 2024-2025, em resultado de medidas relacionadas com a cobrança de impostos.

O ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad, sublinhou que a alteração da perspetiva é o resultado do trabalho conjunto dos três poderes, "que colocaram os interesses do país acima das suas diferenças".

"Mesmo com a deterioração momentânea da economia mundial, o Brasil está a avançar e a recuperar a sua credibilidade económica, social e ambiental. Ainda temos muito a fazer", disse Haddad, numa mensagem na rede social X.

A acompanhar o otimismo de Haddad, e na mesma rede social, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, também deixou uma mensagem: "O Brasil que estamos construindo voltou a ser respeitado no mundo e voltou a ter credibilidade económica e ambiental. Isso é bom para todo mundo".

Leia Também: Reserva Federal Americana mantém taxas de referência inalteradas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2552015/moodys-muda-a-perspetiva-do-brasil-de-estavel-para-positiva?utm_source=rss-economia&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em emissão

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros